Lidando com o sofrimento: como lidar com suas emoções

Eventos traumáticos são um choque para a mente e para o corpo, e levam a uma variedade de emoções. Lidar com o sofrimento leva tempo, aceite ajuda dos outros e tenha em mente que o luto não é fácil.

O pesar é uma emoção que leva tempo para lidar com, mas você pode passar por isso e, eventualmente, seguir em frente. A aflição é uma resposta saudável à tragédia, à perda e à tristeza, e é importante dar-se tempo para processar sua perda.

Lidando com o sofrimento: a gama de emoções

O sofrimento não acontece somente após a morte de alguém. Qualquer evento traumático, grande mudança de vida, ou perda significativa – um roubo, um divórcio ou até mesmo grandes perdas financeiras – podem causar tristeza. Durante todo o processo de luto, você pode se sentir:

  • Culpado
  • Triste
  • Bravo
  • Temeroso
  • Descrença ou negação
  • Depressivo
  • Enfurecido

Lidando com o sofrimento: aceitação

“Não tente fugir dela, mas sim enfrentá-la de frente”, aconselha Sally R. Connolly, assistente social e terapeuta na Clínica de Casais de Louisville em Louisville, Ky. Em mais de 30 anos de prática, Connolly tem ajudado muitos indivíduos e casais a lidar com a dor e vários eventos traumáticos.

“Reconheça que algo traumático aconteceu e que teve um efeito profundo em você”, Connolly aconselha. Dê a si mesmo tempo para sofrer, mas procure ajuda quando precisar.

Lidando com o sofrimento: encontrando ajuda

Você pode querer algum tempo sozinho para processar seus pensamentos e lutar com sua dor, mas é importante reconhecer quando você precisa de ajuda dos outros.

“Você pode precisar de mais ajuda se você achar que, depois de algum tempo, você não é capaz de voltar a atividades normais, você tem dificuldade para dormir ou comer, ou ter pensamentos e sentimentos que interferem com a vida cotidiana”, diz Connolly.

Um conselheiro de luto ou outro terapeuta pode ser capaz de ajudá-lo a lidar com a dor, e finalmente começar a passar por ela. Começar seu grief para fora no aberto é um primeiro passo importante.

“Fale sobre isso com alguém – um amigo, família, um grupo de apoio. Os grupos de apoio podem ser maravilhosos”, diz Connolly. Lá, você pode se relacionar com outras pessoas que entendem a sua situação, e você pode obter conselhos sobre o que os ajudou através de sua dor.

Naturalmente, expressar suas emoções não tem que ser feito para fora ruidosamente. “Escreva sobre isso”, sugere Connolly. Em vez de permitir que os pensamentos rodem em sua cabeça, coloque-os no papel. Esta é uma ótima maneira de tirar seus sentimentos se você é tímido ou envergonhado sobre compartilhá-los com outra pessoa.

Lidando com o sofrimento: chegando ao encerramento

O encerramento também é uma parte importante para lidar com a dor e pode ajudá-lo a passar através do processo de luto.

“Dependendo do evento, desenvolver um ritual para dizer adeus pode ser útil.Temos funerais quando alguém morre e eles são um passo saudável no caminho para a aceitação Rituais podem ser úteis para outros traumas também”, diz Connolly.

Lidando com o sofrimento: quando me sentirei melhor?

Não há um cronograma definido para o luto. E, infelizmente, você nunca pode superar completamente a sua perda. Mas sua perda não deve impedi-lo de desfrutar a vida, mesmo com períodos ocasionais de tristeza.

“Deixe-se afligir o tempo que você precisa. Você tem que retomar a vida normal, mas sabe que vai demorar um pouco”, diz Connolly.

Procure sinais pequenos que você está lidando com o sofrimento e ficando além dele. “Horas felizes sinalizam que você está progredindo”, diz ela. Quando você percebe que não está sempre pensando na tristeza ou não pensa nisso com tanta frequência como antes, isso significa que você está finalmente se movendo – em seu próprio ritmo.

Sua mente e corpo precisam de tempo para sofrer após um evento traumático. Se você se privar do processo de luto, você pode achar que você tem mais dificuldade em aceitar o que aconteceu ou que sentimentos e problemas não resolvidos podem surgir mais tarde. Permita-se sentir triste e até mesmo egoísta; Eventualmente você vai se sentir melhor um pouco de cada vez. Mesmo que parte de você pode sempre se sentir triste com a sua perda, você vai encontrar-se feliz e rindo novamente um dia.

 

 

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