Como Dormir Melhor

Manter-se saudável e ter uma boa noite de sono, são duas coisas complementares, mas apenas dormir mais não é suficiente. Descubra como melhorar qualidade de seu sono.

O sono não é uma indulgência. Seu corpo precisa descansar, e muito, mas em um mundo agitado onde você já é pressionado o tempo todo, dormir muito e com qualidade pode ser um desafio.

 

Melhorando Seu Sono: Como o Sono Afeta sua Saúde

Seu corpo não pode continuar sem tempo para descansar e se recarregar. O sono é necessário para ajudar a regular os hormônios e processos corporais – ou até mesmo o modo como suas células funcionam. Sem dormir o suficiente, sua saúde física e emocional pode sofrer. Dormir pouco pode fazer você:

  • Ser mais propensos a contrair uma doença
  • Ficar mais cansado e estressado
  • Ser incapaz de se concentrar no trabalho ou na escola
  • Torna você mais emocional ou temperamental
  • Aumenta a dificuldade em tomar decisões
  • Ser menos capaz de se dar bem com os outros
  • Ter mais probabilidade de cair ou ter algum tipo de acidente
  • Tenha problemas com a coordenação durante a condução, utilizando ferramentas ou trabalhando no computador

 

Melhorando seu Sono: Tempo Ideal para Dormir

Em média, a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono de qualidade todas as noites, mas não existe um número mágico e rápido que seja adequado para todos. Dormir com qualidade, mesmo que por pouco tempo, é melhor para você do que uma longa noite de sono agitado. A quantidade de sono que você precisa muda à medida que envelhece e varia com as alterações hormonais, como durante a gravidez.

Você deve acordar facilmente pela manhã, sentindo-se revigorado e pronto para começar o dia, não de olhos cansados e tropeçando quando estiver fora da cama. Se você consistentemente dormir sete horas, e mesmo assim ainda acordar sentindo-se sonolento, você provavelmente precisará de um pouco mais de sono. Depois de descobrir o que funciona para você, seja consistente sobre como obter esse tempo de sono todas as noites. 

Melhorando seu Sono: Preparando-se para Dormir

Se você está sempre cansado porque você só se permite algumas horas de sono a noite, você obviamente precisa de mais descanso, ou ainda, o que é ainda mais importante, dormir melhor. Aqui estão algumas dicas para tornar seu quarto um lugar mais aconchegante:

  • Mantenha seu quarto escuro e em silêncio enquanto você dorme.
  • Mantenha a temperatura amena. As pessoas não dormem bem em quartos muito quentes. Encontre sua melhor temperatura em algum lugar entre 20 e 22 graus celsius.
  • Mime-se com uma cama grande e confortável com o travesseiro correto para apoiar a cabeça e o pescoço.
  • Certifique-se de que seus lençóis estejam limpos, macios e confortáveis.
  • Use seu quarto para dormir e ter relações sexuais; mantenha sua TV e seu computador em outro lugar de sua casa.

Melhorando seu Sono: Preparando para Quando Você Estiver Acordado

O que você faz durante o dia tem um grande impacto na qualidade do seu sono. Fazer exercício é ótimo para começar o dia para e prepará-lo para uma boa noite de sono. Trabalhar muito perto da hora de dormir pode tornar difícil para você adormecer. Beber cafeína ou álcool, comer alimentos de engordam, assistir TV, trabalhar e fumar pouco antes de dormir pode dificultar seu descanso. Então, para dormir melhor, comece a preparar seu corpo para dormir horas antes do momento que você vai dormir de verdade.

Melhorando seu Sono: Não Deixe de Dormir

Não pense que dormir bem é um luxo para desfrutar quando você tiver tempo. Você tem tempo para as refeições, pagar contas, e fazer tarefas domésticas, porque eles devem ser feitos, certo? O mesmo deve valer para seu sono. Separe as horas necessárias todas as noites, assim como você faria para as outras responsabilidades importantes.

Começar o sono da boa qualidade parece luxuoso porque dormir entre lençóis limpos nos faz sentir muito bem, relaxado, e faz você se sentir completamente relaxado pela manhã. Portanto, não economize no seu sono, esteja preparado para receber essa recompensa no final de cada dia longo.

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